Wednesday, April 4, 2007

Vadinho Velhinho Percursor na "ressureição" de Eugénio Tavares


Tornou-se aqui evidente quão valiosa foi a Edição Especial da Revista Artiletra de Agosto de 1994, apresentando um Eugénio Tavares na sua verdadeira dimensão de Poeta, Escritor, Compositor, e Jornalista que dominou a cena cultural de Cabo Verde entre 1890 e 1930.
Mas a grande tónica da revista está também num brilhante artigo de jornalismo escrito por Vadinho Velhinho sob o título EIS O HOMEM.
Sempre vigoroso quando escreve, o articulista esmerou-se num português de mestre e lançou as garras duma crítica lúcida e até feroz a Felix Monteiro para que saísse a lume os escritos de Eugénio Tavares.

Esse artigo foi recebido por muitos com grande entusiasmo e muitas vozes secundaram Vadinho e chegaram até Félix Monteiro para que ele abreviasse a saída dos livros.
De Portugal foram muitos os pedidos tornando o artigo de Vadinho num apelo quase nacional à publicação das obras de Eugénio. Torna-se assim necessário neste momento lembrar esse excelente trabalho de Vadinho Velhinho.

1 comment:

soantes said...

Li com interesse, mas escrevo por outro motivo. Estou em Benguela, minha cidade de origem, a criar um curso de formação de professores de português. Um dos meus alunos irá estudar, na disciplina de literatura africana, o Vadinho Velhinho, mas não tenho nada dele comigo aqui para passar aos alunos (refiro-me a poemas). Vocês conhecem algum endereço na 'net' onde haja poemas dele?
Obrigado. Abraço. Francisco Soares.